terça-feira, abril 25, 2006

Um Filme que Vale Assistir


VISÍVEIS DESENGANOS


Estréia nesta sexta na Fundaj “Crianças invisíveis” compilação de 7 curtas sobre a exclusão de crianças.


Por Mirella Alves

7 nações.
7 realidades diferentes.
7 diretores consagrados.
E um único tema: crianças excluídas.
Essa foi a idéia da produtora italiana Chiara Tilesi, em parceria com a Unicef, de mostrar a realidade de crianças marginalizadas em todo o mundo através de 7 curtas-metragens dirigidos por: Mehdi Charef, Emir Kusturica, Jordan Scott e Ridley Scott, Spike Lee, Kátia Lund, Stefano Veneruso e John Woo.
O motivo pelo qual as crianças são vítimas de algum tipo de exclusão é o de sempre: pobreza; mas há outras razões, como o fato de ser soropositiva, ou as circunstâncias em que vivem como em meio a guerra civil ou ainda serem exploradas pelos pais. São relatos densos, muitas vezes cruéis por mostrar com clareza, e sem nenhum recurso cinematográfico para esconder a verdade, o duro dia-a-dia delas. São crianças sem nenhuma perspectiva de mudança, de melhoria de vida, muito pelo contrário, suas vidas tendem a piorar a cada dia que se passa. São invisíveis para a sociedade em que vivem, mas os seus desenganos são muito visíveis; e isso os diretores conseguiram captar com muita destreza e sensibilidade através da lente de sua câmeras. Atenção especial para o admirável Tanza, de Mehdi Charef , o instigante Children of America, de Spike Lee, o interessante brasileiro Bilú e João, de Kátia Lund e o delicado Song-Song e a pequena Gatinha, de John Woo.
Engana-se quem pensar que essa realidade mostrada tão “nua e crua” é recheada de sentimentalismos e deixará os espectadores com os olhos marejados de lágrimas. Poderá até causar essa reação em alguns. Mas eles vão muito além disso, do só "fazer chorar". Despertam reflexões e não somente piedade, dó, ou qualquer outro sentimento de “pena”. Os filmes cumprem bem uma das tarefas do cinema- para mim, a mais importante- que é a de provocar a mente humana
Um Abraço para Todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: