quarta-feira, novembro 16, 2005

Uma Resenha Teatral

Uma Peça da Obra desse Mestre



Mais uma resenha da primeira dama que me estimula a continuar esse projeto que muito me orgulha, obrigado Milla...


UMA HISTÓRIA PARA RIR E CHORAR
Em cartaz no Teatro Armazém a peça "Fernando e Isaura", adaptação do texto homônimo de Ariano Suassuna.


Por Mirella Alves


Estreou semana passada, no Teatro Armazém, a peça "Fernando e Isaura", adaptação da obra homônima de Ariano Suassuna, primeiro romance do escritor datado de 1956, dirigida por Carlos Carvalho e produzida pela Remo Produções.

A história é ambientada no Sertão Alagoano, às margens do Rio São Francisco, entre cidades que possuem os mais variados tipos humanos revelando um lugar singular e, ao mesmo tempo, plural culturalmente. Os atores se revezam entre vários personagens, com exceção de Bobby Mergulhão e de Paula de Renor que interpretam o Fernando e a Isaura. E esses outros personagens que "cruzam' a vida do casal, em torno do qual gira a trama, dão um espetáculo à parte e são responsáveis pelas passagens mais hilárias ( porém não menos dramáticas ) da peça. São momentos cômicos sobre particularidades do cotidiano daquela região mostrados de forma inteligente, com um humor refinado, nunca caricato. Destaque para Marcelino Dias, tão envolvente na generosa interpretação de seus 4 apaixonatens personagens; e Carlos Lira, que conferes aos seus 7 personagens, embora tão distintos, um toque de humor peculiar. Vale salientar ainda a atuação de Ana Montarroyos e Cira Ramos, deliciosamente divertidas e agradáveis, e Sérgio Gusmão que insere em seus 2 papéis uma dramaticidade tão intensa que sugere todas as emoções ( e, de fato, emociona ) sentidas, muitas vezes, com um simples gesto ou atitude.

A trilha sonora é executada ao vivo e de forma precisa pelo Grupo SáGrama, que está soberbo - e não podeia ter sido melhor a posição que ocupam no teatro: NO ALTO. Sérgio Campelo ( do SáGrama ) é ainda o autor da trilha original - a canção tema de Isaura é belíssima - e assina a direção musical.

A montagem já havia sido encenada há cerca 2 anos pela mesmo Remo Produções que hoje produz ( leia-se Paula de Renor ), numa adaptação aprovada pelo próprio Ariano, mas foram poucas as apresentações: apenas 18. Graças ao patrocínio dos Correios e do Funcultura, o espetáculo volta à cena e em temporada popular, facilitando o acesso do público e ressaltando a importância do apoio de grandes empresas e do governo através de subsídios destinados à producão cultural.

O público agradece.


Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

terça-feira, novembro 15, 2005

Uma Resenha sobre outro Grande Show

Mais uma resenha da primeira dama do blog, Milla sobre outro show que vale a pena todos assistirem ao vivo...



O "FOGO" DE UM CORDEL ENCANTADO
Cordel do fogo encantado "incendeia" o Teatro da UFPE em show de lançamento do DVD "MTV Apresenta".


Por Mirella Alves

Inebriante.

Assim foi o show de Cordel no último sábado: inebriante. Uma apresentação carregada de emoção para um platéia em êxtase. Platéia esta que não se conteve em permanecer sentada apenas. E não foi de se admirar a inquietude que tomou conta do ambiente. Cordel se apresentar para uma platéia "dignamente" sentada, sobretudo em Recife ( palco de tantas emoções para esse grupo ), seria, no mínimo, incongruente. Mas, a princípio, era essa a proposta, uma vez que se tratava de um show em um teatro.

A emoção, no entanto, falou mais alto.

E todos já se levantaram ao ouvir ecoarem os primeiros sons do batuque de Nego Henrique e Rafa Almeida; e entrou "em transe" quando Lirinha começou a cantar.

Lembro-me da primeira vez que "ouvi falar" de Cordel: foi por um amigo meu de Fortaleza - Que ironia! - ( Obrigada, Miguel!!! ); e confesso que não senti muito, apenas restringi-me a considerar um grupo que fazia um som diferente e interessante. E só. Foi pouco mesmo. E essa opinião só mudaria ( ou se formaria mesmo ) ao vê-los ao vivo em show no Recife Antigo tempos depois.

E isso é muito importante que seja salientado:

Cordel do fogo encantado é para ser visto e não ouvido apenas.

Ao escutarmos o CD, temos acesso apenas ao cordel, no entanto, perde-se o seu fogo que o torna, justamente, encantado. E isso só podemos ver e sentir ao vivo.

Talvez por isso, o próprio Lirinha dissera que nunca pensavam que gravariam um DVD. E o mesmo não considera este, o "MTV Apresenta: Cordel do fogo encantado", o 1º DVD do grupo, pois não se trata de uma produção própria e é sabido que a independência é uma "bandeira" carregada por eles por considerarem que somente dessa maneira não terão a sua liberdade podada. E será, portanto, o Cordel de verdade.

E é nessa linha de pensamento que sairá o seu 3º CD ( depois do Carnaval ) ao passo que deverão estar se organizando para a gravação de seu 1º DVD, de fato. E será aqui em Peranambuco, garantiu Lirinha, só deixou pairando no ar a dúvida se seria aqui em Recife ou em Arcoverde.

Resta-nos, agora, apenas aguardar ansiosos pelos próximos trabalhos. Enquanto isso, para não esquecer - como se fosse possível esquecer esses rapazes - vamos vasculhando em nossas mentes as imagens utópicas desse um show memorável que deixou um rio de saudade correndo em minha veia.


Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem