sexta-feira, dezembro 31, 2004

A Força do Carnaval Democrático

Melhor Carnaval do Mundo

Os sites que eu indico:

Bia
Lu
Fúria do Mar
Escritor Solitário
Cinema, Literatura...
Cine Fila
Som Brasil
MPB Net
Entrecantos
PE A-Z
M-Música
Revista Continente

Continuando o tema de ontem eu vou homenagear quatro blocos de carnaval aqui de Recife e Olinda...
O maior bloco de carnaval do mundo é de Recife, conferido pelo Guiness, o Galo da Madrugada leva para as ruas do centro da cidade no sábado de carnaval mais de um milhão de foliões numa festa assistida ao vivo pelo mundo afora...
Outros três blocos são tradicionais em Olinda e representam bem esse carnaval que é reconhecido como o mais democrático, pois não se paga ingresso e nem se compra camisa para ficar em cordão de isolamento...
O Elefante e a Pitombeira desfilam pelas ruas de Olinda sempre levando beleza e frevo para todos e o Celoura com sua irreverência alegra as ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade, quem não for daqui está intimado a passar o carnaval aqui...
Não esqueçam de votar no disco de MPB do ano na janela que abre ou indiquem mais algum para a relação...
Os hinos dos blocos citados estão hoje por aqui, numa prévia do nosso carnaval:

Hino do Galo da Madrugada
(José Mário Chaves)
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saldando o Carnaval
Ei pessoal...

Hino do Elefante de Olinda
(Clídio Nigro / Clóvis Vieira)
Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor,
O Elefante exaltando as suas tradições.
E também seu esplendor.
Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor,
Entre confetes, serpentinas
Venho te oferecer com alegria o meu amor.
Olinda, quero cantar a ti esta canção,
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar,
Faz vibrar meu coração de amor
a sonhar, minha Olinda sem igual,
Salve o teu Carnaval!

Hino da Pitombeira
(Alex Caldas)
A turma da Pitombeira
Na cachaça é a maior
Se a turma não saisse
Não havia carnaval
Se a turma não saisse
Não havia carnaval
Bate bate com doce
Eu também quero
Eu também quero
Eu também quero

Hino de Ceroula
(Milton B. Alencar)
Eu vou este ano à Lua
Não é privilégio
Foguete já tem
Eu quero ver se o carnaval de rua
Collin e Armstrong disseram que tem
Eu quero ver se tem troça que escolha
Como em Olinda que tem a Ceroula
Mas se tiver para mim é legal
Passarei lá na Lua todo o carnaval
Mas se tiver para mim é legal
Passarei lá na Lua todo o carnaval

Um abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: