quarta-feira, outubro 26, 2005

Uma Opinião sobre um Grande Show

Uma Voz que Emociona


Hoje eu prometi e vou cumprir, só que quem não vai falar do show de Lucinha Guerra não sou eu é a uma pessoa muito especial para mim e posso dizer que é Primeira Dama do blog que fez uma resenha sobre o show maravilhosa...
Então com vocês:



PRECIOSAS "PÉROLAS NEGRAS"
Lucinha Guerra interpreta músicas de compositores brasileiros negros em seu novo show


Por Mirella Alves



Diz uma lenda árabe que a pérola leva às profundezas do mar um pouco da luz do luar. A pérola negra perfeita é raríssima: a cada mil, apenas uma é encontrada nessas condições, resultado de uma "gestação" de oito anos, nas águas do Pacífico Sul, razão pela qual é considerada preciosa. E esses são dois adjetivos muito apropriados para qualificar o novo show da cantora Lucinha Guerra: raro e precioso - e cheio de luz, como sugere o próprio nome da cantora. Sim, porque Lucinha é uma cantora rara com um repertório precioso. Intitulado "Perólas Negras", o show reúne músicas de grandes compositores negros da música popular brasileira, sobretudo dos sambistas.


Cartola, Candeia, Ataulfo Alves, Luiz Melodia, entre outros, são alguns dos escolhidos para serem interpretados. E "interpretados" na acepção mais profunda da palavra porque Lucinha dá a sua assinatura pessoal ( vocal e corporal ) a essas canções imrotalizadas na memória das pessoas, porém jamais vistas e ouvidas de maneira tão soberba e emocionante, peculiaridades encontradas em uma cantora da estirpe dela.


Madura e com uma voz afinada e forte, resultado de um longo e esmerado trabalho, Lucinha, como boa pernambucana que é, ainda nos presenteia Luiz Gonzaga, Selma do Coco e Jackson do Pandeiro, muito bem representados por interpretações impecáveis abrilhantadas pelos músicos talentosos que a acompanham. São eles: Paulinho - polivalente na percussão, Anderson que faz a marcação do samba com uma grande revelando bastante intimidade com o surdo, Índio Felipe que, por vezes, temos a impressão que o seu cavaquinho também irá cantar e Alex que dedilha dadivosamente as 6 cordas de seu violão.


Um grande show que, sem dúvida, agradará não só aos amantes do samba, que ficarão impressionados com "o samba que corre na veia" de Lucinha, como também, e principalmente, aos amantes da boa música. Portanto, não se espantem ( ou melhor, se surpreendam sim ) se ao final da apresentação chegarem à conclusão que em "Pérolas Negras", a verdadeira jóia que brilha é, sem dúvida, Lucinha Guerra.


Um abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: