segunda-feira, julho 12, 2004

"O Poeta Está Vivo"

Mas quem tem coragem de ouvir
amanheceu o pensamento
que vai mudar o mundo
com seus moinhos de vento


Domingo à noite sem ter o que fazer fui finalmente assistir Cazuza o filme que me fez lembrar de tantas coisas boas que me aconteceram e também me fez lembrar de uma grande amiga que se foi à 15 anos atrás e a gente vivia discutindo, pois ela não o suportava e eu troquei um cupom de promoção de um magazine pelo disco que é o meu de cabeceira:
"O Tempo Não Para"

Gostei muito do filme, embora tenha sentido falta da fase terminal onde ele lançou um disco que eu acho um primor, em virtude das precárias condições de saúde que ele se encontrava quando o gravou:

"Burguesia"

Me lembrei também de um bata boca na oirtava série com uma professora, em virtude de uma reportagem que uma revista de circulação nacional fez e que chocou todo mundo, pois tinha a imagem dele doente na capa, novamente eu defendendo e ela criticando dizendo que ele merecia a matéria sensionalista.

Mas falando de coisas boas eu fiquei impressionado com a força que o Daniel de Oliveira teve na interpretação de um ícone de uma geração que morreu à apenas 14 anos, está presente até hoje em todos da Geração 8o
Vou encerrando homenageando com três músicas, duas dele e uma que foi feita em sua memória, a primeira é a música que eu levo comigo:

Codinome Beija-Flor
(Reinaldo Árias / Cazuza / Ezequiel Neves )
Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou
Pra que usar de tanta educação
Pra desfilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarinho flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro
E aguava o bom do amor
Prendia o choro
E aguava o bom do amor


A segunda é o filme propriamente dito:

O Tempo Não Para
(Arnaldo Brandão/Cazuza)
Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou o cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara
Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára
Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão Da caridade de quem me detesta
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára
Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando agulha no palheiro
Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára


A terceira é o titulo e o primeiro paragráfo deste post e é uma linda homenagem de dois artistas dessa geração:

O Poeta Está Vivo
(Frejat/ Dulce Quental)
Baby compra o jornal
e vem ver o sol
ele continua a brilhar
apesar de tanta barbaridade
Baby escuta o galo cantar
a aurora de nossos tempos
não é hora de chorar
amanheceu o pensamento
O poeta esta vivo
com seus moinhos de vento
a impulsionar a grande roda da história
mas quem tem coragem de ouvir
amanheceu o pensamento
que vai mudar o mundo
com seus moinhos de vento
Se você não pode ser forte
seja pela menos humana
quando o papa e seu rebanho chegar
não tenha pena
todo mundo é parecido quando sente dor
mas no sol do meio dia
só quem esta pronto para o amor
O poeta não morreu
foi ao inferno e voltou
conheceu os jardins do éden
e nos contou
Mas quem tem coragem de ouvir
amanheceu o pensamento
que vai mudar o mundo
com seus moinhos de vento
Mas quem tem coragem de ouvir
amanheceu o pensamento
que vai mudar o mundo
com seus moinhos de vento


Salve Cazuza!!

"Ideologia, eu quero uma para viver..."

Um abraço "Exagerado":

Beto L.Carvalho
bl_carvalho@yahoo.com.br
blcarvalho@pop.com.br

Nenhum comentário: