quinta-feira, agosto 26, 2004

O Compositor de Mãe e Filha

Hoje eu queria homenagear um artista que é um dos maiores nomes de uma MPB que sinto saudade hoje em dia:

Milton Nascimento

Ele é um compositor que pode se dizer lançou a mãe e depois de quase quarenta anos, lançou a filha desta e com a mesma certeza de que são duas cantoras excelentes:

Elis Regina e Maria Rita

Ficou dificil arrumar uma música que representasse elas com ele, por isso escolhi, como ontem, quatro músicas que maracaram essa parceria tripla...
A primeira é uma gravação de Elis para uma música dele, a segunda é uma gravação deles dois, caso esteja errado alguém por favor me avise, a terceira é uma gravação da Maria Rita numa música que eu pensava que sua mãe tinha gravado, e a quarta, finalmente é a gravação de lançamento dela no disco Pietá dele:

Travessia
(Milton Nascimento / Fernando Brant)
Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver
Forte eu sou, mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha e nem é meu este lugar
Estou só e não existo, muito tenho pra falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar, meu caminho é de pedra, como posso sonhar?
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver
Vou querer amar de novo e se não der, não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver

Nada Será Como Antes
(Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
Eu já estou com o pé nessa estrada

Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes amanhã
Que notícias me dão dos amigos, que notícias me dão de você
Sei que nada será como está amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol
Um domingo qualquer, qualquer hora ventania em qualquer direção
Sei que nada será como antes amanhã
Que notícias me dão dos amigos que notícias me dão de você
Sei que nada será como está amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol

Encontros E Despedidas
(Milton Nascimento / Fernando Brant)
Mande notícias do mundo de lá diz quem fica

Me dê um abraço venha me apertar tô chegando
Coisa que gosto é poder partir sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem a vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir são só dois lados da mesma viagem
O trem que chega é o mesmo trem da partida
A hora do encontro é também despedida
A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugaré a vida desse meu lugar é a vida

Tristesse
(Milton Nascimento)
Como você pode pedir pra eu falar do nosso amor
Que foi tão forte e ainda é mas cada um se foi
Quanta saudade brilha em mim se cada sonho é seu
Virou história em sua vida, mas prá mim não morreu
Lembra, lembra, lembra, cada instante que passou
De cada perigo, da audácia do temor que sobrevivemos que cobrimos de emoção
Volta a pensar então
Sinto, penso, espero, fico tenso toda vez que nos encontramos, nos olhamos sem viver
Pára de fingir que não sou parte do seu mundo
Volta a pensar então

Eita, que a eleição está continuando, votem nas músicas da sua vida, quantas quiserem:

blcarvalho@click21.com.br
blcarvalho@ig.com.br

Um grande abraço:

Beto L. Carvalho

Nenhum comentário: