domingo, julho 25, 2004

Patativa

Eu hoje eu vou fazer uma homenagem a um poeta popular do nosso nordeste, o cearense Patativa do Assaré que eu conheci em 1985 pois em virtude de uma enchente que tivemos aqui no sertão que vivia uma seca braba e era moda se fazer discos para se arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas, como por exemplo:

We are The World - Usa For Africa

Aqui no Brasil tivemos o Nordeste Já, um compacto que se comprava nas agências da Caixa, salvo engano, e tinha uma música que fooi criaçõa coletiva:

Chega de Mágoa

E uma que foi feita sobre um poema dele:

Seca d´água

E ela dizia assim:

"É triste para o nordeste o que a natureza fez, mandou cinco anos de seca e uma chuva em cada mês e agora em 85 mandou tudo de uma vez...
... A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó, Seca sem chuva é ruim mas Seca d´água é pior..."

Hoje em dia temos que enaltecer um poeta semi analfabeto que publicou livros com poesias maravilhosas e com isso temos que nos orgulhar dessas façanhas e acreditar que as dificuldades são para serem superadas...

Procurem saber mais infomações sobre este poeta popular no site:

http://www.tanto.com.br/Patativa.htm

Eu gostaria de encerrar essa homenagem com um dos mais belos poemas que foi gravado por Luiz Gonzaga:

A Triste Partida
(Patativa de Assaré)
Meu Deus, meu Deus,
Passou-se setembro outubro e novembro,
Estamos em Dezembro
Meu Deus que é de nós
Assim diz o pobre do seco Nordeste com medo da peste e da fome feroz
A treze do mês fez a experiência perdeu sua crença

Nas pedras de sal com outra esperança com gosto
Se agarra pensando na barra do alegre Natal
Passou-se o Natal e a barra não veio

O sol tão vermeio nasceu muito além
na copa da mata buzina a cigarra
Ninguém vê a barra pois barra não tem
Sem chuva na terra descamba janeiro até fevereiro

No mesmo verão reclama o roceiro dizendo consigo:
Meu Deus é castigo não chove mais não
Apela pra março o mês preferido do santo querido senhor São José

Sem chuva na terra está tudo sem jeito lhe foge do peito o resto da fé
Assim diz o velho sigo noutra trilha convida a família e começa a dizer:

Eu vendo o burro o jumento e o cavalo nós vamos a São Paulo viver ou morrer
Nós vamos a São Paulo que a coisa está feita

Por terra alheia nós vamos vagar
Se o nosso destino não for tão mesquinho pro mesmo cantinho nós torna a voltar
Venderam o burro jumento e cavalo até mesmo o galo venderam também

E logo aparece um feliz fazendeiro por pouco dinheiro lhe compra o que tem
Em cima do carro se junta a família chega o triste dia já vão viajar

A seca é terrível que tudo devora lhe bota pra fora do torrão natá
No segundo dia já tudo enfadado o carro embalado veloz a correr

O pai de família triste e pesaroso um filho choroso começa a dizer
De pena e saudade papai, sei que morro meu pobre cachorro quem dá de comer?

E outro responde: Mamãe, o meu gato da fome e maltrato mimi vai morrer
A mais pequenina tremendo de medo mamãe, meu brinquedo

E meu pé de fulô a minha roseira sem água ela seca e minha boneca também lá ficou
Assim vão deixando com choro e gemido seu norte querido um céu lindo azul

O pai de família nos filhos pensando o carro rodando na estrada do sul
O carro embalado no topo da serra olhando pra terra seu berço seu lar

Aquele nortista partido de pena de longe acena adeus, Ceará
Chegaram em São Paulo sem cobre e quebrado o pobre acanhado procura um patrão

Só vê cara feia de uma estranha gente tudo é diferente do caro torrão
Trabalha um ano dois anos mais anos e sempre no plano de um dia inda vim

O pai de família triste maldizendo assim vão sofrendo tormento sem fim
O pai de família ali vive preso sofrendo desprezo

E devendo ao patrão o tempo passando vai dia e vem dia
Aquela família não volta mais não
Se por acaso um dia ele tem por sorte notícia do Norte

O gosto de ouvir saudade no peito lhe bate de molhos
As águas dos olhos começam a cair
Distante da terra tão seca mas boa sujeito a garoa a lama e o pau

É triste se ver um nortista tão bravo viver sendo escravo na terra do Sul

Um grande abraço:

Beto L. Carvalho
bl_carvalho@yahoo.com.br
blcarvalho@pop.com.br

Nenhum comentário: