terça-feira, agosto 17, 2004

Grandes Músicas 8

Encerrando essa série de músicas especiais, eu gostaria de colocar um tema que vira e mexe a MPB trata que é a relação familiar e dois grandes exemplos estão aqui; A primeira é uma música de Belchior que ficou imortalizada por Elis Regina e a segunda é uma das músicas de maior sucesso do Legião Urbana e as duas trazem com muita propriedade esse relacionamento entre os pais e seus filhos:

Como nossos Pais
(Belchior)
Não quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu viv ie tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar e eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa
Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina, na rua
É que se fez o seu braço,O seu lábio e a sua voz
Você me pergunta pela minha paixão, digo que estou encantado com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação
E eu sei de tudo na ferida, Viva, do meu coração
Já faz tempo eu vi você na rua cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém.
Você pode até dizer que eu tô por fora ou então que eu tô inventando
Mas é você que ama o passado e que não vê, é você que ama o passado
E que não vê que o novo sempre vem
Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude
Tá em casa guardado por Deus contando o vil metal
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo que fizemos
Nós ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais!

Pais e Filhos
(Legião Urbana)
Estátuas e cofres, e paredes pintadas, ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender
Dorme agora:É só o vento lá fora
Quero colo, vou fugir de casa, posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
Porque se você parar para pensar, na verdade não há
Me diz porque é que o céu é azul, me explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais eu moro com meus pais.
É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã,
Porque se você parar para pensar, na verdade não há.
Sou uma gota d'água, sou um grão de areia.
Você diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo e isso é absurdo:
São crianças como você o que você vai ser quando você crescer?

E amanhã eu tenho uma novidade, e comentem...

Um abraço meu povo:

Beto L. Carvalho
bl_carvalho@yahoo.com.br
blcarvalho@pop.com.br

Nenhum comentário: