sábado, agosto 07, 2004

A Música que vem do Mangue

A cultura Pernambucana é muito rica e nós temos que nos orgulhar dela e com isso eu venho homenagear um dos ícones da nova geração:

Chico Science e Nação Zumbi

Banda surgida na década de 90 no auge do Movimento Mangue, que além deles tenha a mundo livre s/a que revolucionaram o regionalismo dando um toque de rock a esses elementos culturais com uma roupagem que fez até Paralamas do Sucesso abrir show para eles na Europa...
A banda sofreu um baque muito grande quando em 1997 seu vocalista Chico Science morreu num acidente de carro em Olinda nas vésperas do carnaval daquele ano, mas o resto da banda continuou só com o nome Nação Zumbi e hoje continua como uma das bandas mais respeitadas do cenário musical brasileiro...
A sua discografia é a seguinte:

Da Lama ao Caos 1994 Chaos/Sony Music
Afrociberdelia 1996 Chaos/Sony Music
CSNZ (duplo) 1997 Chaos / Sony Music
Rádio S.AMB.A 2000 YBrasil Music
Nação Zumbi 2002 Trama

Viva Chico Science, Zapatta e Sandino

Agora, um dos principais sucessos deles que já foi gravado também pelo Paralamas:

Manguetown
(Chico Science/ Lucio Maia / Dengue)


Estou enfiado na lama, é um bairro sujo
Onde os urubus têm casas e eu não tenho asas
Mas estou aqui em minha casa, onde os urubus têm asas
Vou pintando, segurando as paredes no mangue do meu quintal
Manguetown
Andando por entre os becos, andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo da lama do Manguetown
Andando por entre os becos, andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo da lama do Manguetown
Esta noite sairei,vou beber com meus amigos
E com asas que os urubus me derem ao dia
Eu voarei por toda a periferia
Vou sonhando com a mulher que talvez eu possa encontrar
Ela também vai andar na lama do meu quintal; Manguetown
Andando por entre os becos, andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo da lama do Manguetown...
Fui no Mangue catar lixo pegar um caranguejo
Conversar com urubu

"Eu vim com a Nação Zumbi ao seu ouvido Falar..."

Saúdo todos com o meu abraço:

Beto L. Carvalho

Nenhum comentário: