sexta-feira, janeiro 14, 2005

Uma História de Orar com Arte


OPA Nacional 2005

Bia

Lu

Fúria do Mar

Escritor Solitário

Cinema, Literatura...

Cine Fila

Cinema com Rapadura

Leo Rios

MPB Net

Entrecantos

PE A-Z

Som Brasil

M-Música

Revista Continente
A vinte anos atrás fui convidado para participar de uma reunião de um grupo que meus irmãos faziam parte chamado Oração Pela Arte(OPA), com pessoas que se interessavam em poder praticar alguma arte numa dimensão de oração...
O tempo foi passando e aquele menino que era o simbolo de uma geração que iria dar continuidade na década de 90 ao legado de seus irmãos que estavam se afastando se tornou um atuante participante...
Hoje eu estou na terceira geração e continuo atuando para manter viva a chama do OPA...
Essa é mais ou menos minha história nesse grupo e estou falando isso, porque nos próximos dez dias estarei num encontro nacional que se realizará aqui em Recife, então vocês conhecerão nesses dias o OPA aqui no blog...
Acima temos a camisa com a marca desse que é o XXVI OPA Nacional, que foi criada pelo artista plástico e publicitário Hime Navarro...
As músicas de hoje tem umas histórias legais, a primeira é uma invenção de alguns amigos no OPA Nacional de 93 aqui em Recife, inclusive eu era um dos aventureiros e agradou em cheio, a segunda também foi de 93, mas no Regional e foi composta por meu irmão e o grande amigo que já foi tema várias vezes aqui no blog, a terceira foi cantada por esse meu amigo num dos discos, e a quarta é uma das primeiras que escutei quando entrei no OPA:

Sotaque Esquisito

(Bleysson/ Bringel/ Beto L. Carvalho/ Marcelo Amaral/ Luisinho Vieira)

Tá chegando um pessoal

Com sotaque esquisito

Gente de tudo que é canto

Desse meu Brasil bonito

Desse meu Brasil bonito

Tem muito cabra macho

E também mulher bonita

Esse povo é arretado

Que quase não se acredita

Venha ver Maracatu

O Frevo é de lascar

Nosso carnaval de rua

Quero ver você pular

Não sabe o que é Pitomba

Nunca viu um Sapoti

Aipim é Macaxeira

E Caqui não dá aqui

Mesmo que desajeitado

Ce vai sempre se alembrar

Se encantar com nosso xote

Venha pro forró dançar

A Hora é de Parar

( Gerson Filho/ Geraldo Lins)

A hora é de parar

Momento de refletir

Acreditar, acreditar

Abre bem teu coração

Você já deve saber

Vai te convidar

Para anunciar

Você vai aclamar

Vai ver como vai mudar

Acreditar, acreditar

Crença
Maria Célia Monteiro / Nizan Guanaes
Meu coração está batendo forte
Corro depressa pra lhe encontrar
Tudo me diz que você vem chegando
Tudo me diz que você vem pra cá
Vem, vem ver, vem para acreditar
Nas coisas que o olho não vê
Crer no impossível quem há de acreditar
Mas tudo é possível pro olho de quem crê
O cego viu, o morto ressuscitou
O pão se multiplicou, a estéril teve cria
A mãe de Deus era virgem e concebeu
E o impossível aconteceu da barriga de Maria

Canção das Crianças
(Nizan Guanaes/ José Barbosa Filho (Zito))
Eu vi a estrela paquerando um cometa
Eu vi uma nuvem passeando lá no céu
Vi um menino se banhar na cachoeira
Eu vi a vida, eu vi a vida
Eu vi a rosa perguntar prá margarida
Se a vida é boa e vale a pena ser vivida
Você sabe o que ela respondeu?
Olhe pro céu, é tudo seu
Vi um coqueiro balançando com a brisa
Ia dançando de maneira diferente
Nem parecia que era planta, era gente
Igual a mim e a você!
Lá vem a zebra balançando seu rabinho
Vem a girafa, o macaco, o porquinho
Lá vem o gato, o cachorro, o passarinho!
Lá vem a vida no seu caminho
Lá vem o peixe na imensidão do mar
É vagabundo nunca pensa em trabalhar
Prá que correr se existe um luar
Prá se banhar, prá se banhar
Lá vem a onda prá fazer chuá-chuá
Bater na pedra e depois voltar pro mar
Fazer barulho e depois ir descansar
Chuá-chuá, chuá-chuá
Lá vem o rio fazendo a sua festa
Vai deslizando zig-zag na floresta
E quando chega a bicharada, toda gente
Fica contente, fica contente
E assim a vida é melhor a cada dia
Nos dá presente, dá amor, dá alegria
E você sabe porque ela é boa assim
Pois tem um Pai, que pensa em mim !!!

Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: