domingo, abril 24, 2005

A MPB Está Invadindo os Eua!!!


É a Música Brasileira Fazendo Sucesso!!!!


Estou falando muito sobre cantoras e fiquei imaginando se as cantoras brasileiras realmente são tão interessantes como aparentam ser...
Então comecei a observar um fato que ocorreu nos últimos meses e que só me fez acreditar que realmente o nosso nível de cantoras está num patamar alto...
No curto periodo foram lançados três filmes americanos que tinham em suas trilhas sonoras músicas brasileiras sendo interpretadas por grandes cantoras nacionais...
Bebel Giberto está em Closer- Perto Demais com três músicas, Maria Rita está no filme Ladrão de Diamantes com uma música e encerrando a mãe dela Elis Regina no filme Be Cool Outro Nome do Jogo com uma música...
E temos de tudo, desde Gilberto Gil até Vinicius de Moraes passando por Rita Lee e até Cazuza...
Lembrando que isso vem de muito tempo, como por exemplo, Carmem Miranda foi uma das grandes coqueluches dos filmes americanos na década de quarenta...
Se vocês observarem são excelentes cantoras onde a genética aparece, a Bebel que é filha de Miúcha e João Gilberto e a mãe e filha Maria Rita e Elis Regina, precisa falar alguma coisa????
As músicas de hoje, como não poderia deixar de ser, são quatro das que falei acima sendo a primeira da Elis, a segunda a de Maria Rita e as últimas são duas das três da Bebel:


A Roda
(Gilberto Gil /João Augusto)
Meu povo, preste atenção na roda que eu te fiz
Quero mostrar a quem vem aquilo que o povo diz
Posso falar, pois eu sei, eu tiro os outros por mim
Quando almoço, não janto e quando canto é assim
Agora vou divertir, agora vou começar
Quero ver quem vai sair, quero ver quem vai ficar
Não é obrigado a me ouvir quem não quiser escutar
Quem tem dinheiro no mundo quanto mais tem, quer ganhar
E a gente que não tem nada fica pior do que está
Seu moço, tenha vergonha, acabe a descaração
Deixe o dinheiro do pobre e roube outro ladrão
Agora vou divertir, agora vou prosseguir
Quero ver quem vai ficar, quero ver quem vai sair
Não é obrigado a escutar quem não quiser me ouvir
Se morre o rico e o pobre, eterre o rico e eu
Quero ver quem que separa o pó do rico do meu
Se lá embaixo há igualdade, aqui em cima há de haver
Quem quer ser mais do que é, um dia há de sofrer
Agora vou divertir agora vou prosseguir
Quero ver quem vai ficar, quero ver quem vai sair
Não é obrigado a escutar quem não quiser me ouvir
Seu moço, tenha cuidado com sua exploração
Se não lhe dou de presente a sua cova no chão
Quero ver quem vai dizer, quero ver quem vai mentir
Quero ver quem vai negar aquilo que eu disse aqui
Agora vou divertir, agora vou terminar
Quero ver quem vai sair, quero ver quem vai ficar
Não é obrigado a me ouvir quem não quiser escutar
Agora vou terminar, agora vou discorrer
Quem sabe tudo e diz logo fica sem nada a dizer
Quero ver quem vai voltar, quero ver quem vai fugir
Quero ver quem vai ficar, quero ver quem vai trair
Por isso eu fecho essa roda, a roda que eu te fiz
A roda que é do povo onde se diz o que diz
Agora Só Falta Você
(Rita Lee / Luz Sérgio)
Um belo dia resolvi mudar
E fazer tudo o que eu queria fazer
Me libertei daquela vida vulgar
Que eu levava estando junto a você
E em tudo o que eu faço
Existe um porque
Eu sei que eu nasci,
Sei que eu nasci pra saber,
Pra saber o que
E fui andando sem pensar em mudar
E sem ligar para o que me aconteceu
Um belo dia vou lhe telefonar
Pra lhe dizer que aquele sonho cresceu
No ar que eu respiro
Eu sinto o prazer de ser quem eu sou,
De estar onde estou
Agora só falta você, agora só falta você
Agora só falta você, agora só falta
Mais Feliz
(Dé, Bebel Gilberto e Cazuza)
O nosso amor nao vai para de rolar
De fugir e seguir como um rio
Como uma pedra que dividi o rio
Me diga coisas bonitas
O nosso amor não vai olhar para trás
Desencantar nem ser tema de livro
A vida inteira que quis um verso simples
Pra transforma o que eu digo
Rimas faceis, calafrios,
Furo o dedo faz um pacto comigo
Num segundo teu, no meu
Por um segundo mais feliz AhhhAhhh!
O nosso amor não vai olhar para trás
Desencantar nem ser tema de livro
A vida inteira eu quis um verso simples
Pra transforma o que eu digo
Rimas faceis, calafrios furo o dedo
Faz um pacto comigo
Por um segundo mais feliz
O nosso amor nao vai para de rolar
De fugir e seguir como um rio
Como uma pedra que dividi o rio
Me diga coisas bonitas
Rimas faceis, calafrios
Furo o dedo faz um pacto comigo
Num segundo teu no meu
Por um segundo mais feliz
Samba da Benção
(Vinícius de Moraes)
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas prá fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba não
Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não
Põe um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba não
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: