domingo, abril 10, 2005

Uma Voz Que faz Falta


A Voz que Encantou uma Geração

Estava ouvindo um disco no carro ontem e acabei lembrando que não tinha falado sobre esse cantor que de certa forma é um injustiçado...
Ele morreu doze anos atrás e descobri que temos pouca coisa sobre ele, embora que seja um dos cantores que mais se toca na noite nos bares de MPB...
Ele tinha uma voz muito potente e surgiu para público cantando no festival Shell 80, onde surgiu Oswaldo Montenegro, Guilherme Arantes, Sandra de Sá, Joyce e tantos outros que estão até hoje fazendo sucesso...
Jessé está nos corações dos que o ouviram durante toda sua breve carreira que foi abruptamente com 41 anos de idade...
Quem tiver oportunidade, escutem o disco O Inesquecivel Jessé da Som Livre que todos os sucessos dele estão nesse resgate feito recentemente, principalmente a versão para o Concerto Para uma Só Voz de Bach que emociona...
As músicas de hoje estão nesse disco e espero que todos se interessem a procurar a conhecer o trabalho dessa voz da MPB que deixou saudade:

Porto Solidão
(Gincko/Zeca Bahia)
Se um veleiro repousasse
Na palma da minha mão
Sopraria com sentimento
E deixaria seguir sempre
Rumo ao meu coração, meu coração
Acalma de um mar
Que guarda tamanhos os segredos
De versos naufragados
E sem tempo
Rimas de ventos e velas,
Vida que vem e que vai
A solidão que fica e entra
Me arremessando contra o cais
Solidão de Amigos
(Mário Maranhão/ Eunice Barbosa)
Lenha na fogueira , lua na lagoa
Vento na poeira , vai rolando à toa
A cantiga espera quem lhe dê ouvidos
A viola entoa , solidão de amigos
A saudade lembra de lembranças santas
Que por si navegam nessas águas mansas
A saudade lembra de lembranças santas
Que por si navegam nessas águas mansas
Quando a cachoeira desce nos barrancos
Faz a fazendeira se encolher de espanto
Lenha na fogueira , luz de pirilampos
Cinzas de saudades voam pelos cantos
A saudade lembra de lembranças santas
Que por si navegam nessas águas mansas
A saudade lembra de lembranças santas
Que por si navegam nessas águas mansas
Voa Liberdade
Mário Marcos/ Mário Maranhão/ Eunice Barbosa)
Voa , voa minha liberdade
Entra se eu servir como morada
Deixa eu voar na sua altura
Agarrado na cintura
Da eterna namorada
Voa , feito um sonho desvairado
Desses que a gente sonha acordado
Voa coração escolachante
Feito um pássaro gigante
Contra os ventos do pecado
Voa nas manhãs ensolaradas
Entra , faz verdade essa ilusão
Voa no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem direção
Voa no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem direção
Voa , voa minha liberdade
Voa coração escolachante
Feito um pássaro gigante
Contra os ventos do pecado
Campo Minado
(Mário Marcos/ Mário Maranhão/Maxcilliano)
Já andei por tantas terras
Já venci mil guerras
Já levei porradas dominei meu medo
Já cavei trincheiras no meu coração
Descobri nos pesadelos sonhos mutilados
E acordei no meio de anjos cansados
De serem usados pela solidão
Meu coração é um campo minado
Muito cuidado ele pode explodir
E se depois de tão dilacerado
For desarmado por quem há de vir
Alguém que queira compensar a dor
Plantar o sonho e ver nascer a flor
Alguém que queira então me residir
E explodir meu coração de amor

Um abraço:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: