segunda-feira, maio 30, 2005

O Umbigo do Brasil, uma Exposição


Trabalho de Alunos

Estava semana passada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e vi um trabalho exposto num dos blocos que achei bem interessante...
Era um trabalho da Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp) e que falava do samba, fazendo uma amostragem do que é esse ritmo para o Brasil...
Parabéns para os que tiveram essa iniciativa...
Escolhi quatro músicas que estavam lá expostas, a primeira é uma gravação de Elza Soares, a segunda é de Noel Rosa, a terceira é uma que foi gravada por Carmem Miranda e a última é um grande clássico de Ataulfo Alves:


Se Acaso Você Chegasse
(Lupicinio Rodrigues/Ciro Monteiro)
Se acaso você chegasse
No meu chatô encontrasse aquela mulher
Que você gostou
Será que tinha coragem
De trocar nossa amizade
Por ela que já te abandonou
Eu falo porque essa dona
Já mora no meu barraco
À beira de um regato
E um bosque em flor
De dia me lava a roupa
De noite me beija a boca
E assim nós vamos vivendo de amor
Com Que Roupa
(Noel Rosa)
Agora eu vou mudar minha conduta
Eu vou à luta, pois eu quero me prumar
Vou tratar você com força bruta
Pra poder me reabilitar
Pois essa vida não tá sopa, e eu me pergunto
Com que roupa? com que roupa eu vou?
Pro samba que você me convidou.
Eu hoje tô pulando feito um sapo
Pra ver se escapo dessa praga de urubu
Já estou coberto de farrapos,
Eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa, e eu pergunto,
Com que roupa? com que roupa eu vou?
Ao samba que você me convidou
O português me deu fora
Foi embora e levou meu capital
Esqueceu a quem amou outrora
Foi no Adamastor pra Portugal
Pra se casar com uma cachopa, e eu pergunto,
Com que roupa? com que roupa eu vou?
Ao samba que você me convidou
O Que É Que A Baiana Tem?
(Dorival Caymmi)
O Que é que a baiana tem?
O Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem!
Tem brincos de ouro tem!
Corrente de ouro tem!
Tem pano-da-costa, tem!
Tem passa rebata, tem!
Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem!
Sandália enfeitada, tem!
Tem graça como ninguém
Como ela requebra bem!
Quando você se requebrar
Caia por cima de mim
Caia por cima de mim
Caia por cima de mim
O Que é que a baiana tem?
O Que é que a baiana tem?
O Que é que a baiana tem?
O Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem!
Tem brincos de ouro tem!
Corrente de ouro tem!
Tem pano-da-costa, tem!
Tem bata rendada, tem!
Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem!
Sandália enfeitada, tem!
Só vai no Bonfim quem tem
O Que é que a baiana tem?
Só vai no Bonfim quem tem
Só vai no Bonfim quem tem
Um rosário de ouro, uma bolota assim
Quem não tem balagandãs não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Ai que Saudades da Amélia
(Ataulfo Alves / Mário Lago)
Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu som um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim que era mulher
As vezes passava fome ao seu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado dizia
Meu filho o que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia que era a mulher de verdade
Um abraço:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: