sexta-feira, julho 01, 2005

Temos a Capital Cultural Brasileira


A Capital Cultural do Brasil

Depois de um mês só falando de forró, ontem tive uma noticia muito interessante e que o blog não podia deixar de falar...
Olinda foi eleita a capital cultural do Brasil o que orgulha todos os nordestinos, principalmente aos pernambucanos que tentam divulgar a cultura como esse humilde amigo...
Tem um link com a matéria falando sobre a eleição no titulo, entrem lá...
Quatro músicas que escolhi para homenagear essa cidade que representam a história desse blog e a dela, como por exemploa primeira uma homenagem feita pelo cara que mais foi falado aqui, a segunda e a terceira são clássicos de homenagens a ela e a última é o hino oficial da cidade:

Canto à Olinda
(Geraldo Lins)
Vou comparar teus olhos com aquela lua
Vou mergulhar no embalo desse meu cantar
Eu vou pra lá, vou te levar
A concha vai reproduzindo
Os acordes do mar
De tempo em tempo
Vai crescendo a vontade de te encontrar
Foi lá ladeira,
Foi na figura feminina de Olinda
Que eu encontrei você
Foi na Ribeira
Foi na figura colorida das Olindas
Tava louco para te ver
Hino do Elefante de Olinda
( Clídio Nigro / Clóvis Pereira)
Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando a sua tradição
E também o seu explendor
Olinda esse meu canto
Foi inspirado em seu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho lhe oferecer
Com alegria o meu amor.
Olinda!
Quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais
O teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar
Minha Olinda sem igual
Salve o teu carnaval.
Olinda
(Alceu Valença)
Olinda
Tens a paz dos mosteiros da Índia
Tu és linda
Prá mim és ainda
Minha mulherCalada
O silêncio rompe a madrugada
Já não somos aflitos nem nada
Minha mulher
Tu voltas
Entre frutas, verão e tu voltas
Abriremos janelas e portas
Minha mulher
Olinda...
Hino de Olinda
(Themístocles de Andrade/José Lourenço da Silva (Capitão Zuzinha))
Olinda, cofre sublime
De brilhantes tradições
Teu nome beleza exprime
E produz inspirações.
Teu céu, teu mar, teus coqueiros,
Ruinas, praias, luar
Despertam sonhos fagueiros,
Deslumbrando nosso olhar.
Olinda, tão sedutora
Quanta beleza conténs!
Sendo assim merecedora
Do lindo nome que tens.
De nossa brasilidade
Foste o berço singular!
No teu solo a liberdade
Nunca deixou de brilhar.
Olinda, honrando a memória
Do artista que te fundou,
Com ele reparte a glória
Que tua alma alcançou.
Que majestade suprema
Existe em tudo o que é teu!
Tu és Olinda, um poema
Que a natureza escreveu!...
Glória a Duarte Coelho,
Que ouvindo o justo conselho
De inspiração genial
Deu luz, prestígio e beleza,
Força, progresso, grandeza,a ti,
Olinda imortal.
Parabéns Olinda a Capital Cultural do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: