sexta-feira, setembro 03, 2004

A Música da Geração Amordaçada

Essa é a terceira semana da eleição, votem nas músicas da sua vida nos e-mails e as regras vocês acham no link abaixo:

blcarvalho@click21.com.br
bl_carvalho@yahoo.com.br
http://blcarvalho.blogspot.com/2004/08/eleio.html

Estava em dúvida quem iria homenagear hoje, quando assitindo televisão tive uma idéia de aplaudir toda uma geração que foi amordaçada pela censura, como Caetano, Vandré, Geraldo Azevedo, Chico Buarque, e tantos outros que se for citar...
Eu já falei sobre esse assunto no dia 13 /08 quando falei de Geraldo Vandré, para vocês conferirem:

http://blcarvalho.blogspot.com/2004/08/grandes-msicas-4.html

O programa estava falando sobre Wladimir Herzog, o Linha Direta Justiça da Rede Globo, e mostra a barbaridade cometida contra ele pela ditadura militar que acabou com sua vida em 1975.
Nas músicas de hoje, a primeira estava no programa homenageando a mulher dele que se chama Clarice Herzog, e a segunda é uma tapa de luva nos militares:

O Bêbado e a Equilibrista
(João Bosco/ Aldir Blanc)

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel e nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas, que sufoco louco
O bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil
Prá noite do Brasil, meu Brasil que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete
Chora a nossa pátria mãe gentil choram marias e clarisses no solo do Brasil
Mas sei que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente a esperança
Dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar
Azar, a esperança equilibrista sabe que o show de todo artista,
Tem que continuar, tem que continuar


Refazenda
(Gilberto Gil)
Abacateiro acataremos teu ato

Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo refazenda refazenda toda, Guariroba

Um abraço e novamente digo:
Espero que seja um passado distante e que não volte mais...

Beto L. Carvalho

Nenhum comentário: