segunda-feira, outubro 04, 2004

As Vitórias do Povo

Visitem esse blog, vale a pena:

http://www.lubarbosa.blogger.com.br/

Hoje eu vou homenagear duas vitórias que ocorreram e que tiraram da minha garganta uma coisa que estava engasgada durante meses:

João Paulo Prefeito do Recife
Luciana Santos Prefeita de Olinda

O que estava me incomando era o fato de pessoas preferirem divulgar a cultura de outros estados em detrimento a sua própria cultura que já é desprezada pela mídia...
Nada contra as outras culturas, mas precisamos consolidar a nossa para que o povo sinta orgulho dela...
Eu escolhi duas músicas que representam a cultura pernambucana, a primeira é um frevo que estava sendo tocado na chegada do nosso Prefeito ao Marco Zero e a segunda representa a cultura de Olinda, um maracatu que é um clássico:

Madeira Que Cupim Não Roi
(Capiba)
Madeira do Rosarinho
Vem a cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem prá fazer barulho
Vem só dizer, e com satisfação
Queiram ou não queiram os juizes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aqui estamos,
Cantando esta canção
Viemos defender
A nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos Madeira, de lei,
Que cupim não rói



Mateus Embaixador
(Antônio Nóbrega)
Mateus embaixador, estrela alva do dia,

Que sonho é esse? que sina é essa?
Meu povo, meus senhores,
Aqui estou no meu destino,
Estou no meu desatino,
vim brincar neste lugar.
Sou o Mateus presepeiro
Sou canção, sou o João Grilo,
Eu sou o Benedito,Tira-teima e o Tiridá.
Minha volta é essa, sou ligeiro,
Pedra-lispe, também sou onça-tigre,
Minha dança é de invocar.
Minha roupa é de chita
É meu lírio, é o meu gibão.
É a rabeca na mão
É o azougue, é o meu punhal.

Um abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: