domingo, outubro 03, 2004

Cinema Nacional dos anos 80

Eita pernambucana arretada, visitem o blog dela:

http://www.lubarbosa.blogger.com.br/

Eu vou falar de um filme bem antigo, mas que acho interessante:

Para Viver um Grande Amor

Ele é baseado na obra "Pobre Menina Rica" de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra que foi adaptado para o cinema por Miguel Faria Jr e tem umas histórias curiosas...
O casal principal do filme é formado por Djavan e Patricia Pillar, e é aquele velho clichê de uma menina rica que se apaixona por um rapaz pobre...
Um destaque do filme é a participação do filme de Elba Ramalho, como uma nordestina arretada...
O filme foi de 83 e tem no elenco atores como Nelson Xavier que está brilhante...
A história gira em torno de um grupo de pessoas pobres invadem um prédio abandonado no Rio de Janeiro.
A trilha sonora é fantástica, pois é feita por Chico Buarque, em parceria com Tom Jobim, na sua maioria e com Djavan também...
Escolhi quatro músicas desta trilha, pois é um dos melhores discos que eu já escutei:

A Violeira
(Tom Jobim - Chico Buarque)
Desde menina caprichosa e nordestina
Que eu sabia, a minha sina era no Rio vir morar
Em Araripe topei com o chofer dum jipe
Que descia pra Sergipe pro Serviço Militar
Esse maluco me largou em Pernambuco
Quando um cara de trabuco me pediu pra namorar
Mais adiante num estado interessante
Um caixeiro viajante me levou pra Macapá
Uma cigana revelou que a minha sorte
Era ficar naquele Norte e eu não queria acreditar
Juntei os trapos com um velho marinheiro
Viajei no seu cargueiro que encalhou no Ceará
Voltei pro Crato e fui fazer artesanato
De barro bom e barato pra mó de economizar
Eu era um broto e também fiz muito garoto
Um mais bem feito que o outro eles só faltam falar
Juntei a prole e me atirei no São Francisco
Enfrentei raio, corisco correnteza e coisa-má
Inda arrumei com um artista em Pirapora
Mais um filho e vim-me embora cá no Rio vim parar
Ver Ipanema foi que nem beber jurema
Que cenário de cinema que poema à beira-mar
E não tem tira nem doutor, nem ziguizira
Quero ver quem é que tira nós aqui desse lugar
Será verdade que eu cheguei nessa cidade
Pra primeira autoridade resolver me escorraçar
Com a tralha inteira remontar a Mantiqueira
Até chegar na corredeira o São Francisco me levar
Me distrair nos braços de um barqueiro sonso
Despencar na Paulo Afonso no oceano me afogar
Perder os filhos em Fernando de Noronha
E voltar morta de vergonha pro sertão de Quixadá
Tem cabimento depois de tanto tormento
Me casar com algum sargento e todo sonho desmanchar
Não tem carranca nem trator, nem alavanca
Quero ver quem é que arranca nós aqui desse lugar


Tanta saudade
(Djavan / Chico Buarque)
Era tanta saudade é, pra matar
Eu fiquei até doente eu fiquei até doente, menina
Se eu não mato a saudade é, deixa estar
Saudade mata a gente saudade mata a gente, menina
Quis saber o que é o desejo de onde ele vem
Fui até o centro da terra e é mais além
Procurei uma saída o amor não tem
Estava ficando louco louco, louco de querer bem
Quis chegar até o limite de uma paixão
Baldear o oceano com a minha mão
Encontrar o sal da vida e a solidão
Esgotar o apetite todo o apetite do coração
Mas voltou a saudade é, pra ficar
Ai, eu encarei de frente ai, eu encarei de frente, menina
Se eu ficar na saudade é, deixa estar
Saudade engole a gente saudade engole a gente, menina
Ai, amor, miragem minha, minha linha do horizonte,
É monte atrás de monte, é monte, a fonte nunca mais que seca
Ai, saudade, inda sou moço, aquele poço não tem fundo,
É um mundo e dentroum mundo e dentro um mundo
E dentro é um mundo que me leva


Meninos, Eu Vi
(Tom Jobim / Chico Buarque)
Um grande amor para viver um grande amor
Eu vi o grande amor no claro olhar da minha amada, eu vi
Que todo grande amor ainda é pouco, ainda é nada, eu vi
Amores que jamais verei meninos, eu vivi vivendo a poesia de verdade
Também vi a cidade incendiada, eu tive medo
Eu vi a escuridão eu vi o que não quis
Amei mais do que pude, eu fiquei cego de paixão
E acho que enfim eu vi um homem ser feliz
Juro que um dia eu vi um homem ser feliz
Eu vi o grande amor escancarado em cada cara, eu vi
O amor evaporando pelos céus da Guanabara
Amores de imortal verão meninas, como eu vi vivendo a poesia de verdade
Eu vi uma cidade enfeitiçada, e tive medo
Eu vi um coração molhando o meu país
Amei mais do que pude, eu fiquei cego de paixão
E acho que enfim eu vi o homem ser feliz
Juro que um dia eu vi o homem ser feliz

Samba do Grande Amor
(Chico Buarque)

Tinha cá pra mim que agora sim eu vivia enfim o grande amor
Mentira
Me atirei assim de trampolim, fui até o fim um amador
Passava um verão a água e pão, dava o meu quinhão pro grande amor
Mentira
Eu botava a mão no fogo então com meu coração de fiador
Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito
Exijo respeito, não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada
Quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor
Mentira
Fui muito fiel, comprei anel, botei no papel o grande amor
Mentira
Reservei hotel, sarapatel e lua-de-mel em Salvador
Fui rezar na Sé pra São José que eu levava fé no grande amor
Mentira
Fiz promessa até pra Oxumaré de subir a pé o Redentor
Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito
Exijo respeito, não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor
Mentira


Um abraço para ser feliz:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: