sexta-feira, outubro 15, 2004

O Frevo com Cem Anos

Vamos visitar esses blogs:

http://www.lubarbosa.blogger.com.br/
http://furiadomar.blogspot.com/
http://www.noites_de_castana.blogger.com.br/
http://www.cine-fila.blogger.com.br/

Hoje eu vou falar de frevo e vou homenagear dois compositores que se vivos fossem estariam completando 100 anos:

Capiba
Edgard Moraes

Eles são autores de grandes sucessos e infelizmente só Capiba que é conhecido como compositor, embora de uns tempos para cá o Edgard Moraes está tendo seu reconhecimento...
Infelizmente não achei nenhum site para que vocês entrem, mas o que importa é a lembrança né...
Tem uma história curiosa sobre Capiba que é o fato dele não ser compositor de frevo, tendo uma música que acabou nomeando uma das maiores cantoras do Brasil, Maria Bethânia, já que por causa de uma música com esse nome que foi sucesso com Nelson Gonçalves, que Caetano Veloso pediu a mãe para colocar o name na sua irmã recém nascida:

MARIA BETÂNIA
(Capiba)
Maria Betânia
Tu és para mim
A senhora do engenho
Em sonhos te vejo
Maria Betânia és tudo que eu tenho
Quanta tristeza sinto no peito
Só em pensar
Que o meu sonho está desfeito
Maria Betânia
Te lembras ainda
Daquele São João
As minhas palavras
Caíram bem dentro do teu coração
Tu me olhavas com emoção
E sem querer
Pus minha mão em tua mão
Maria Betânia
Tu sentes saudade
De tudo, bem sei
Porém também sinto
Saudade do beijo
Que nunca te dei
Beijo que vive com esplendor
Nos lábios meus
Para aumentar a minha dor
Maria Betânia
Eu nunca pensei
Acabar tudo assim
Maria Betânia
Por Deus eu te peço
Tem pena de mim
Hoje confesso com dissabor
Que não sabia
Nem conhecia o amor.


Continuando com as músicas eu irei colocar quatro frevos, dois de cada para representrar esse ritmo que merece todas as honrarias, já que até o trio eletrico começou tocando Vassourinhas:

Valores do Passado
(Edgard Moraes)
Bloco das flores, Andaluzas, Cartomantes
Camponeses, Após Fum e o bloco Um dia Só
Os Corações Futuristas, Bobos em Folia,
Pirilampos de Tejipió
A Flor da Magnólia
Lira do Charmion, Sem Rival
Jacarandá, a Madeira da Fé
Crisântemos Se Tem Bote e
Um Dia de Carnaval
Pavão Dourado, Camelo de Ouro e Bebé
Os queridos Batutas da Boa Vista
E os Turunas de São José
Príncipe dos Príncipes brilhou
Lira da Noite também vibrou
E o Bloco da Saudade,
Assim recorda tudo o que passou.


Madeira Que Cupim Não Roi
(Capiba)
Madeira do Rosarinho
Vem a cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem prá fazer barulho
Vem só dizer, e com satisfação
Queiram ou não queiram os juizes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aquí estamos,
Cantando esta canção
Viemos defender
A nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos Madeira, de lei,
Que cupim não roi



A Dor de Uma Saudade
(Edgard Moraes)
A dor de uma saudade
Vive sempre em meu coração
Ao relembrar alguém que partiu
Deixando a recordação, nunca mais ...
Hão de voltar os tempos
Felizes que passei em outros carnavais
Cantar! oh! cantar
É um bem que do céu nos vem
Se algumas vezes nos faz chorar
Ante os revezes nos rir também
Cantar! oh! cantar
Com expressão de uma emoção
Que nasce d'alma e vem dizer ao coração
Que a vida é uma canção


A Pisada é Essa
(Capiba)
Quando a vida é boa
Não precisa pressa
Até quarta-feira
A pisada é essa
Prá que vida melhor
Fale quem tiver boca
Eu nunca vi coisa assim
Oh que gente tão louca
Eu quero ver
Carvão queimar
Eu quero ver queimar carvão
Eu quero ver daqui a pouco
Pegar fogo no salão


Para encerrar uma música que tanto pode ser frevo ou uma ciranda:

Frevo Ciranda
(Capiba)
Eu fui na praia do Janga
Pra ver a ciranda e o seu cirandar.
O mar estava tão belo
E um peixe amarelo eu vi navegar
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar

Um grande abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: