sábado, outubro 16, 2004

O Baiano Que é Pernambucano

Olhem os blogs que valem a pena visitar:

http://www.lubarbosa.blogger.com.br/
http://furiadomar.blogspot.com/
http://www.noites_de_castana.blogger.com.br/
http://www.cine-fila.blogger.com.br/

E um site que divulga os artistas que não estão na midia:

http://www.entrecantos.com/

Hoje eu vou falar do mais pernambucano dos baianos:

Moraes Moreira

Salve esse pernambaiano que faz uma música de qualidade e divulgando a cultura nordestina, inclusive a nossa, pois com seus frevos mostra acultura pernambucana pelo mundo...
Sem mais delongas se clicarem no titulo para entrar no site oficial dele...
As músicas de hoje são quatro sucessos que considero as mais representantes dessa carreira brilhante:

Brasil Pandeiro
(Assis Valente)

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
Eu fui na Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar
Salve o Morro do Vintém, Pendura a saia eu quero ver
Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato
Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará
Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá
Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros que nós queremos sambar
Há quem sambe diferente noutras terras, noutra gente
Num batuque de matar
Batucada, Batucada, reunir nossos valores
Pastorinhas e cantores
Expressão que não tem par, ó meu Brasil
Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros que nós queremos sambar
Ô, ô, sambar, iêiê, sambar...

Pombo Correio
(Dodô - Osmar - Moraes Moreira)
Pombo correio voa depressa esta carta leva para o meu amor

Leva no bico que eu aqui fico esperando
Pela resposta que é prá saber se ela ainda gosta de mim
Pombo correio se acaso um desencontro
Acontecer não perca nem um só segundo
Voar o mundo se preciso for
O mundo voa mas me traga uma notícia boa
Pombo correio voa ligeiro
Meu mensageiro e essa mensagem de amor
Leva no bico que eu aqui fico cantando
Que é prá espantar essa tristeza
Que a incerteza que o amor traz
Pombo correio nesse caso eu lhe conto
Por estas linhas a que ponto quer chegar
Meu coração o que mais gosta

Preta Pretinha
(Galvão - Moraes Moreira)
Enquanto eu corria, assim eu ia

Lhe chamar enquanto corria a barca
Lhe chamar enquanto corria a barca
Por minha cabeça não passava
Só, só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser
Lá iá lá lá iá, lá lá lá iá, lá iá
Preta, preta, pretinha
Preta, preta, pretinha
Preta, preta, pretinha
Preta, preta, pretinha
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
Eu sou um pássaro que vivo avoando
Vivo avoando sem nunca mais parar
Ai Ai saudade não venha me matar
Ai Ai saudade não venha me matar

Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira
(Pepeu Gomes - Moraes Moreira)
Quem desce do morro não morre no asfalto

Lá vem o Brasil, descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil, Descendo a ladeira
Da sua escola é passista de primeira
Lá vem o Brasil, descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil, descendo a ladeira
E toda a cidade que andava quieta
Naquela madrugada acordou mais cedo
Arriscando um verso gritou o poeta
Respondeu o povo num samba sem medo
E enquanto a mulata em pleno movimento com tanta cadência
Descia a ladeira todos mostrava naquele momento
A força que tem a mulher brasileira

Um abraço:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: