quinta-feira, outubro 14, 2004

O Homem do Frete

Entrem nesses blogs que eu indico:

http://www.lubarbosa.blogger.com.br/
http://furiadomar.blogspot.com/
http://www.noites_de_castana.blogger.com.br/
http://www.cine-fila.blogger.com.br/

Hoje eu vou homenagear um grande poeta de raiz:

Renato Teixeira

Esse paulista que compôs verdadeiros clássicos da música brasileira e foi gravado por vários artistas, principalmente Elis Regina, sempre ela, e eu sou um admirador da obra dele e vou fazer diferente hoje, eu vou indicar três discos que são obras primas dele emparceria com outros artistas e um solo:

Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho Ao Vivo Em Tatuí
Renato Teixeira e Zé Geraldo O Novo Amanhece
Renato Teixeira e Xangai Aguaraterra
Renato Teixeira Ao Vivo no Rio

O primeiro, segundo e quarto são da Kuarup e o terceiro é da Paradoxx, eles são discos que todo mundo deveria ter na sua casa, pois são muito bons e retrata a verdadeira música de raiz brasileira...
Se clicarem no titulo, vão ter acesso ao site oficial dele e irão poder conhecer um pouco mais deste brilhante artista...
As músicas de hoje são bem conhecidas do publico e acho que já publiquei pelo menos uma delas, a primeira e salvo engano posso ter publicado a segunda também, mas vale a pena ter elas por aqui novamente:

Tocando em Frente
(Almir Sater e Renato Teixeira)
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei
E nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz


Romaria
(Renato Teixeira)
É de sonho e de pó, o destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó, de gibeira o jiló,
Dessa vida cumprida a sol
Sou caipira, Pirapora Nossa

Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
O meu pai foi peão, minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
Em busca de aventuras
Descasei, joguei, investi, desisti
Se há sorte eu não sei, nunca vi
Me disseram porém que eu viesse aqui
Pra pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar, só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar, meu olhar


Amizade Sincera
(Renato Teixeira e Dominguinhos)
Amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raro
Não há nada melhor do que um grande amigo


Um Violeiro Toca
(Almir Sater e Renato Teixeira)
Quando uma estrela cai
Na escuridão da noite
E um violeiro toca suas mágoas
Então os olhos dos bichos
Vão ficando iluminados
Rebrilham neles estrelas
De um sertão enluarado
Quando o amor termina
Perdido numa esquina
E um violeiro toca sua sina
Então os olhos dos bichos
Vão ficando entristecidos
Rebrilham neles lembranças
Dos amores esquecidos
Quando um amor começa
Nossa alegria chama
E um violeiro toca em nossa cama
Então os olhos dos bichos
São os olhos de quem ama
Pois a natureza é isso
Sem medo, nem dó, nem drama
Tudo é sertão, tudo é paixão
Se um violeiro toca
A viola, o violeiro e o amor
Se tocam


Um abraço:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: