quinta-feira, janeiro 27, 2005

O Samba Perde seu Malandro


O Malandro Bezerra

Essa semana foi muito agirtada para mim, então não pude fazer uma homenagem a um Pernambucano que foi cedo para o Rio de Janeiro e se tornou um dos ícones do samba brasileiro...
O grande malandro Bezerra da Silva se foi semana passada deixando um legado de músicas que simbolizam uma realidade que muitos querem esconder...
Salve o malandro que já foi gravado por Cassia Eller, O Rappa e tantos outros que se inspiraram nele...
As músicas de hoje são grandes clássicos, onde ele aborda com humor problemas sociais como as drogas, a bandidagem, os politicos e também as sogras:

Malandragem Dá Um Tempo
(Popular P/ Adelzonilton/ Moacyr Bombeiro)
Vou apertar, mas não vou acender agora
Vou apertar, mas não vou acender agora
Se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora
Se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora
É que você não está vendo
Que a boca tá assim de corujão
Tem dedo de seta adoidado
Todos eles afim de entregar os irmãos
Malandragem dá um tempo
Deixa essa pá de sujeira ir embora
É por isso que eu vou apertar, mas não vou acender agora
É que o 281 foi afastado
O 16 e o 12 no lugar ficou
E uma muvuca de espertos demais
Deu mole e o bicho pegou
Quando os home da lei grampeiam
O coro come a toda hora
É por isso que eu vou apertar, mas não vou acender agora
Defunto Caguete
(Adelzonilton / Franco Teixeira/ Ubirajara Lúcio)
Mas é que fui num velorio velar um malandro
Que tremenda decepção
Eu bati que o esperto era rico e legal
Ele era do time da intregação
O bicho esticado na mesa
Era muito nervoso e eu não sabia
Enquanto a malandragem fazia a cabeça
O indicador do defunto tremia
Era caguete sim .. Era caguete sim ..
Eu só sei que a Policia pintou no velório
E o dedão do safado apontava pra mim
Era caguete sim.. Era caguete sim ..
Eu já vi que a Policia rochou no velório
E o dedão do coruja apontava pra mim
Caguete é mesmo um tremendo canalha
Nem morto não dá sossego
Chegou no inferno entregou o Diabo
E lá no céu caguetou São Pedro
Ainda disse que não adianta
Por que a onda dele era mesmo entregar
Quando o caguete é um bom caguete
Ele cagueta em qualquer lugar
Era caguete sim .. Era caguete sim ..
Eu só sei que a Homens pintou no velorio
E o dedão do safado apontava pra mim
Era caguete sim .. Era caguete sim ..
Eu já vi que a Policia rochou no velorio
E o dedão do sujeira apontava pra mim

Candidato Caô Caô
(Walter Meninão/ Pedro Butina)
Ele subiu o morro sem gravata,
Dizendo que gostava da massa,
Foi lá na tendinha bebeu cachaça,
Até bagulho fumou, entrou no meu
Barracão e lá usou lata de goiabada como prato,
Eu logo percebi é mais um candidato para a próxima eleição
Ele fez questão de beber água da chuva,
Foi lá no terreiro pedir ajuda,
Bateu cabeça no gonga, mas ele não se deu bem
Porque o guia que estava encorporado
Ele disse esse político é safado
Cuidado na hora de votar,
Também disse meu irmão se liga
No que eu vou te dizer,
Depois que ele for eleito
Não arruma emprego pra você,
Meu irmão se liga no que eu vou te dizer,
Depois que ele for eleito
Manda os homens te prender...
Sequestraram Minha Sogra
(Rodi do Jacarezinho/ Sarabanda/ Barbeirinho do Jacarezinho)
Sequestraram minha sogra,
Bem feito pro sequestrador
Ao invés de pagar o resgate,
Foi ele quem me pagou
Ele pagou o preço da mala
Que ele que ele carregou
Ele pagou a paga da praga
Que ele sequestrou
O telefone tocou uma voz cavernosa
Pedindo um milhão
Pra libertar minha sogra
Que não vale nenhum tostão
Ela zuou no cativeiro,
Mordeu a mordaça
E a algema quebrou
E até a bala do meu revólver
A capeta da sua sogra chupou
Ele pagou
Novamente toca o telefone
Invertendo a situação
Se eu recebesse a mejera de volta
Ele me dava o dobro da grana na mão
Já paguei por todos meus pecados
Me disse chorando o sequestrador
Vou me entregar a polícia
E quando sair serei mais um pastor
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: