quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Parabéns Atrasado para o Homem dos Olhos de Raio X


Feliz Aniversário


Ontem tivemos o aniversário de uma grande atração do carnaval do Recife e que só fiquei sabendo hoje...
Já falei de Lenine aqui no blog então não vou falar muito sobre ele, cliquem no titulo e entrem na página de julho onde faço a homenagem...
As músicas de hoje são músicas que tem um que de carnaval é um caboclinho, um maracatu, uma ciranda e um samba respectivamente:

Leão do Norte
(Lenine/ Paulo Cesar Pinheiro)
Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá
Sou o boneco do Mestre Vitalino
Dançando uma ciranda Em ItAmaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da orquestra armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral
Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto do Maracatu
Eu sou um alto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a Flor da Lira
Pra Nova Jerusalém
Sou Luis Gonzaga
Eu sou mangue também
Eu sou mameluco
Sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco
Sou o Leão do Norte
Eu sou mameluco
Sou de Casa forte
Sou de Pernambuco
Eu sou o Leão do Norte
Sou Macambira de Joaquim Cardoso
Banda de Pífano no meio do canavial
Na noite dos tambores silenciosos
Sou a calunga revelando o Carnaval
Sou a folia que desce lá de Olinda
O homem da meia-noite
Puxando esse cordão
Sou jangadeiro
Na festa de Jaboatão
Que Baque é Esse?
(Lenine)
Ô nega que baque é esse?
Chegou pra me baquear
Nega tu não se avexe
Meu corpo remexe
Sem se perguntar porquê?
Ô nega que baque é esse?
Ninguém pode me ajudar
Só mesmo com você
Quero ver o baque da vida virar
Ô nega que baque é esse?
Chegou pra me baquear
Nega tu não se avexe
Meu corpo remexe
Sem se perguntar porquê?
Ô nega que baque é esse?
Ninguém pode me ajudar
Só mesmo com você
Quero ver o baque da vida virar
O verão chegou
O sol já saiu
Pra tirar teu mofo
E o maracatu passou
Já com o bombo batendo fofo
Só quem vai atrás
É capaz de entender
Toda essa magia
A nega dançando
E a negada babando na fantasia
A nega dançando
E a negada babando na fantasia
Pedra e Areia
(Lenine / Dudu Falcão)
Olha!
Que brisa é essa
Que atravessa a imensidão do mar?
Rezo
Paguei promessa
E fui a pé daqui até Dakar
Praia, pedra e areia
Boto e sereia, os olhos de Iemanjá
Água! Mágoa do mundo
Por um segundo
Achei que estava lá
Olha! Que luz é essa
Que abre um caminho
Pelo chão do mar
Lua
Onde começa
E onde termina o tempo de sonhar?
"Eu tava na beira da praia
Ouvindo as pancadas
Das ondas do mar"
Não vá
Oh! Morena
Morena lá que o mar tem areia
O Dia Em Que Faremos Contato
(Lenine/Braulio Tavares)
A nave quando desceu, desceu no morro
Ficou da Meia-noite ao Meio-dia
Saiu, deixou uma gente
Tão igual e diferente
Falava e todo mundo entendia
Os Homens se perguntaram
Por que não desembarcaram em São Paulo,
Em Brasilia ou em Natal
Vieram pedir socorro
Pois quem mora lá no morro
Vive perto do espaço sideral
Pois em toda via lactea
Não existe um so planeta
Igual a esse daqui
A galaxia ta em guerra
Paz so existe na terra
A paz começou aqui
Sete Artes e dez mandamentos
Só tem aqui
Cinco sentidos, terra, mar firmamento
Só tem aqui
Essa coisa de riso e de festa
Só tem aqui
Baticum, Ziriguidum, Dois Mil e Um!!
Só tem aqui
A Nave Estremeceu, subiu de novo
Deixou um rastro de luz, ao meio-dia
Entrou de volta nas trevas, foi buscar futuras leguas
Pra Conhecer o amor e a Alegria
A nave quando deceu, desceu no morro
Cheia de Et vestido de orixá
Vieram pedir socorro
E se deram vez ao morro
Todo o universo vai sambar...
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: