quinta-feira, maio 12, 2005

Um Senhor que Está em Recife Hoje


Esse Cara é Atômico

O cara que homenageio hoje é um daqueles famosos ou ame-o ou odei-o, é um dos ícones da época do tropicalismo...
O Jorge Mautner é um dos poetas marginais, mas que é um compositor excelente com grandes clássicos da música brasileira...
Sem falar muito, pois vocês podem conhecer mais dele entrando num site que fala sobre sua carreira, clicando no titulo...
Lembrando que hoje temos show dele aqui em Recife no Projeto Seis e Meia no Teatro do Parque...
Só vou colocar dois exemplos da sua obra, que foram gravadas por Chico Science e Gilberto Gil a primeira e a segunda tem uma gravação definitiva por Zé Ramalho:

Maracatu Atômico
(Jorge Mautner)
Ana ama eu,
Ana ama eu
Atrás do arranha-céu, tem o céu, tem o céu
E depois tem outro céu, sem estrelas
Em cima do guarda-chuva tem a chuva, tem a chuva
Que tem gotas tão lindas, que até dá vontade de comê-las
Ana ama eu,
Ana ama eu
No meio da couve-flor tem a flor, tem a flor
Que além de ser uma flor tem sabor...ôô
Dentro do porta-luvas tem a luva, tem a luva
Que alguém de unhas negras, e tão afiadas, se esqueceu de pôr
Ana ama eu,
Ana ama eu
No fundo pára-raio, tem o raio, tem o raio
Que caiu da nuvem negra do temporal
Todo quadro negro é todo negro, é todo negro
E eu escrevo seu nome nele, só pra demonstrar o meu apego
Ana ama eu,
Ana ama eu
O bico do beija-flor beija a flor, beija a flor
E toda fauna flora grita de amor...ôô
Quem segura o porte estandarte tem arte, tem arte
E aqui passa com raça, eletrônico maracatú atômico

Orquídea Negra
(Jorge Mautner)
Você é a orquídea negra
Que brotou da máquina selvagem
Que o anjo do impossível plantou como nova paisagem
Você é a dor do dia a dia
Você é a dor da noite a noite
Você é a flor da agonia
A chibata, o chicote o açoite
Lá fora ecoa a ventania
E ventos arrastam vendavais
Do que foi, do que seria mais do que nunca volta jamais!
Parece até a própria tragédia grega
Da mais profunda melancolia
Parece a bandeira negra
Da loucura e da pirataria
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Olinda tem que ser eleita para ser a Capital Cultural do Brasil

Nenhum comentário: