quinta-feira, junho 09, 2005

Os Forrozeiros em Junho 9, um Grande Exemplo


Xico Bezerra, o Nono Forrozeiro


Mudando a linha um pouco, mas continuando a homenagem ao ciclo junino temos um projeto que vale a pena todos conhecerem...
Forroboxote de Xico Bizerra começou com um disco que foi gravado por dois amigos meus, Nico di Pádua e Serginho Luz...
Já são mais três discos além desse, a capa do quarto ilustra o nosso blog hoje...
No titulo tem o link para o site oficial desse projeto...
Quatro músicas, uma de cada disco para que vocês conheçam um pouco mais da obra desse poeta lutador da cultura nordestina:

Romeiros do Destino
(Xico Bizerra)
Sou a casca da bala do fuzil de lampião
Uma conta do rosário em que rezou frei damião
Sou o barro que escorria pelas mãos de vitalino
Eu sou nordestino, sou dessa nação
Sou o pé de pau que deu o cajado a conselheiro palavra
Que patativa transformava em verso inteiro
Sou o eco do aboio no cantar de marcolino
Eu sou nordestino, sou dessa nação
Sou da terra do vaqueiro, cantador violeiro,
Embolador, beatas e rezadeiras do arraial
Dos poetas sonhadores que enxergam os seus amores
Pra cantar uma canção do sertão em que a lua é mais bonita
Porque a gente acredita na grandeza do perdão
Onde todos são romeiros do destino
Têm coração de menino, nordestino,
Eu sou nação sou o fiapo da batina do padim ciço romão
Poeira do pé-de-serra que pariu o gonzagão
Na poesia de aderaldo sou um verso clandestino
Eu sou nordestino, sou dessa nação
Sou a linha das rendeiras, sou a corda da viola
Sou águas do pajeú, sou fogueira, bandeirola,
Sou o som de uma sanfona, sou um terreiro junino
Eu sou nordestino, sou dessa nação
Coração @ com Você
(Xico Bizerra)
Configurei meu coração e só tu pode acessar
Tive cuidado, botei senha, venha se conectar
Já pluguei o meu amor, nós já podemos navegar
Nosso carinho tá na rede, ninguém vai nos deletar
E todo dia vou te mandar um e-mail com um beijo atachado
E na caixa de saída vai ter sempre um abraço apertado
Te mandarei mil megabites de carinho com a melhor resolução
Na memória, aplicativos amorosos que causem boa impressão
Mas se tu quiser, um texto com a fonte mais linda te escrevo
E na planilha do amor demonstro meu enlevo
Vou te contar on-line a extensão do meu amor
E num arrasta-pé, sob teu domínio eu cheiro o teu cangote
Passo a noite no teu site, só dançando xote
E jogo na lixeira os arquivos da dor

Para Bom Entendedor
(Xico Bizerra)
Para bom entendedor
Meia palavra há de bastar,
Para quem sabe o que é o amor meio carinho há de faltar
Eu nunca quis saber de meio beijo,
Meio abraço, meio cheiro,carinho pela metade,
Beijo bom é beijo inteiro,abraço só se verdadeiro
E cheiro dado com vontade
Meio cafuné não deixa o cabra apaixonado
É um carinho com defeito, é um xamego incompletado
Desses que deixa o sujeito com uma dor dentro do peito
E o coração desarrumadopor isso eu peço,
Me complete, me xamegue, me dê o seu beijo inteiro
Um abraço verdadeiro e um cheiro bem cheirado,
Desses com muita vontade e eu te dou meu coração,
A minha vida, o meu bem querer
E te prometo devolver todo carinho que receber
E um mundo de felicidade

Cobertor de Estrelas
(Xico Bizerra/Adalberto Cavalcanti)
Prá ter certeza que nem tudo se perdeu
Pr'eu ser feliz e ter motivos pra cantar
Reencontrar a paz que um dia se escondeu
E toda noite, noite plena de luar
Pra olhar pro céu e ver milhões de estrelas
Poder trazê-las pra ser nosso cobertor
Saber que o amor ainda não me esqueceu
Basta botar esses teus 'ói' em riba deu
Prá ter sede bem 'pertim' do pote
Prá dançar xote agarradinho com você
Prá ser invernia toda hora
Não ir embora, não, sempre te ter
Pra ser feliz ficando aqui ao lado teu
Basta botar esses teus 'ói' em riba deu
Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: