domingo, junho 05, 2005

Os Forrozeiros em Junho 5


O Quinto Forrozeiro

No quinto dia de forró aqui no blog temos um grande compositor que de uns tempos para cá também está cantando...
Petrucio Amorim está num patamar de defensor da cultura nordestina que vale a pena curtir o seu trabalho...
Não encontrei um site oficial, então para que vocês conheçam um pouco mais dele, no titulo tem um link para uma página que fala da sua obra...
As músicas de hoje são classicos que foram gravados por grandes forrozeiros e estão imortalizadas:

Devagar
(Petrúcio Amorim)
Quem for feliz no amor
Que levante o dedo
E me responda sem medo
Se verdade for
Quem já bebeu dessa água
E banhou-se no rio
Sabe o gosto que sentiu
E a marca que ficou
Quando a paixão
Corre fundo
Por dentro da gente
Tantas são as ilusões
Para um só sonhador
Enquanto a cabeça sabe
O que o coração sente
Navega o corpo vadio
Em mares de amor
Devagar que o santo é de barro
Devagar que ele pode cair


Cidade Grande
(Petrúcio Amorim)

Cidade grande chaminé de gasolina
Foi minha sina nos teus braços vir parar
Tua grandeza me levou a um delírio
Feito um colírio clariando meu olhar
Cidade grande paraíso da loucura
Quem te procura feito vim te procurar
Sofre um bocado pra entender o teu mistério
Falando sério foi difícil acostumar
Cidade grande moça bela
Tu tens o cheiro da ilusão
Quem passou na tua janela
Já conheci a solidão
Teu movimento, comparei a um formigueiro
De tão ligeiro eu comecei a imaginar
Meu Deus do céu como é que a felicidade
Nesta cidade acha um espaço para morar
Minha tristeza rejeitou tua alegria
Num belo dia quando pude perceber
Que o progresso é que faz do teu dinheiro
Um cativeiro onde se mata para viver
Quando olhei a água preta do teu rio
Um calafrio me subiu ao coração
Fiquei com medo de algum dia o oceano
Achar um plano e se vingar na traição
Cidade grande se tu fosses minha um dia
Eu te mostraria como a abelha faz o mel
Mas quem sou um simples poeta
Que vê a vida com os olhos para o céu


Forró Brasileirinho
(Petrúcio Amorim)

Essa é pra você
Que adora o meu forró
Que roda e dá um nó
Com a dançarina no salão
Não deixe disso não
É feito de calor
Mistura de amor
Carinho dá no coração
Não vá me deixar
Pense no balanço
Que o forró tem direitinho
É um xamego
Boliçoso bem danado
Carinhoso bem safado
Um rela-rela no cantinho
Dá lhe zabumba
Na sanfona gemedeira
A gente brinca a noite inteira
No forró brasileirinho
É, é o forró brasileirinho
É, é o forró brasileirinho
É, é o forró brasileirinho
Toca sanfoneiro
Meu forró brasileirinho


Anjo Querubim
(Petrúcio Amorim)
Fiz você pra mim
Meu brinquedo
Meu anjo querubim
Meu segredo
Guardado só pra mim
Meu amor mais louco
Até de tanto amar
Fiz também algo
Pra gente ninar
Uma criança
Pra gente adorar
Tudo num sufoco
E você não gosta
Mais de mim
Vem dizer que eu não
Soube dar amor
E achar que a vida
E mesmo assim
Cada um leva um
Barco sofredor
Meu baião, coração
Arranca essa dor
Do meu peito
Pra eu não chorar
Comprei sururu, camarão
Fiz batida de caju
Dancei rumba
E até maracatu
Pra te fazer feliz
Fui até Natal, Salvador
Paraíba, Bacabal
Em Belém
Você quase passou mal
E te fiz feliz
Um abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: