quarta-feira, janeiro 05, 2005

Um Lugar Cultural


O Recife Começa Aqui


Bia
Lu
Fúria do Mar
Escritor Solitário
Cinema, Literatura...
Cine Fila
Som Brasil
MPB Net
Entrecantos
PE A-Z
M-Música
Revista Continente


Hoje eu vou falar do melhor local para shows que temos aqui em Recife que é o Marco Zero...
Um local onde já passaram desde Sandy e Junior até Paulinho da Viola, é o melhor ponto do Carnaval Multicultural da Prefeitura...
Um espaço democrático que todo mundo pode frequentar, como tivemos agora em dezembro, por exemplo, três dias de festa, o primeiro dedicado a cena Mangue, o segundo dedicado ao Brega e no terceiro dia foi dos grupos regionais com muito Maracatu, Frevo etc...
Isso sem falar no Balé Quebra Nozes e o Baile do Menino Deus, espetáculos que geralmente são realizados em teatros, mostrando com isso a pluralidade de eventos que são realizados nesse espaço...
Sem falar na virada do ano, que tivemos mundo livre s/a e Nação Zumbi e no primeiro dia do ano que além da banda de Fred Zero Quatro tivemos Cordel do Fogo Encantado...
Temos lá no inicio uma imagem da praça do Marco Zero, um projeto do artista plástico Cicero Dias, pernambucano que viveu muitos anos na França e é dele a frase que marca o seu trabalho:

"Eu vi o Mundo, ele começava no Recife"

Temos hoje mais quatro músicas que estiveram nos especiais da Globo, a primeira é do Arca de Noé cantada pelo Boca Livre, a segunda é do Casa de Brinquedos e tem a interpretação de Chico Buarque que compôs a terceira e foi uma representante dos festivais no especial musical e para encerrar mas uma música de Vinicius de Moraes, junto com Toquinho que fizeram as duas primeiras respectivamente:

A Casa
(Vinícius de Moraes)
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos Bobos número zero


O Caderno
(Toquinho/ Mutinho)
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o B a Bá
Em todos os desenhos coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu e o sol a sorrir no
papel.
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Sofrer também nas provas bimestrais junto a você
Serei sempre seu confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo vou lhe dar abrigo se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim comigo

Ficará guardado se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente o que se há de fazer
Só peço a você um favor se puder
Não me esqueça num canto qualquer

Sabiá
(Chico Buarque / Tom Jobim)
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De uma palmeira que já não há
Colher a flor que já não dá
E algum amor talvez
Possa espantar as noites
Que eu não queria
E anunciar o dia
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder
Fiz de tudo e nada
De te esquecer
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
E é pra ficar
Sei que o amor existe
Eu não sou mais triste
E que a nova vida
Já vai chegar
E que a solidão
Vai se acabar


Regra Três
(Vinicius De Moraes / Toquinho)
Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais
Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar
Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai.
Mas deixe a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo que vai chorar


Um abraço:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: