sábado, janeiro 08, 2005

Um Música, Uma Cidade


Igreja do Senhor Jesus do Bonfim
Olinda


Alceu Valença saiu de São Bento do Una para ser conhecido no mundo inteiro, mas fixou residência em Olinda e no Rio de Janeiro, é com a foto de uma igreja de Olinda que eu homenageio esse cidadão do Brasil...
Ele já cantou o interior de Pernambuco, o litoral, já fez música falando das ruas do Recife e por ai vai a sua paixão por lugares...
Nas músicas de hoje quatro cidades do nosso país são cantadas por ele, embora a última não seja bem uma exaltação a cidade do Rio de Janeiro:

Olinda
(Alceu Valença)

OlindaTens a paz dos mosteiros da Índia
Tu és linda
Prá mim és ainda
Minha mulher
Calada
O silêncio rompe a madrugada
Já não somos aflitos nem nada
Minha mulher
Tu voltas
Entre frutas, verão e tu voltas
Abriremos janelas e portas
Minha mulher

Voltei, Recife
(Luiz Bandeira)
Voltei, Recife
Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente Vassoura
Na rua abafando
Tomar umas e outras
E cair no passo
Cadê Toureiros?
Cadê Bola de Ouro?
As Pás
Os Lenhadores
O Bloco Batutas de São José?
Quero sentir A embriaguês do frevo
Que entra na cabeça
Depois toma o corpo
E acaba no pé

Te Amo, Brasília
(Alceu Valença)
Eu estava tão lobo

Nos bares da vida
Sangrava a ferida
Do meu coração
E uma doida dona
Charmosa e tão linda
Com tudo de cima
Me botou no chão
Qual é o seu nome?

Me chamo Brasília
Sabia que um dia
Ia te encontrar
Ela só queria,

Eu quase acredito,
Quebrar o meu mito
E me abandonar
Se teu amor foi hipocrisia

Adeus, Brasília,
Eu vou morrer de saudade
Se teu amor foi hipocrisia
Adeus, Brasília,
Eu vou pra outra cidade
Agora conheço

Sua geografia
A pele macia
Cidade morena
Teu sexo, teu lago
Tua simetria
Até qualquer dia
Te amo, Brasília

FM Rebeldia
(Alceu Valença)
Um dia eu tive um sonho

Que havia começado a grande guerra
Entre o morro e a cidade
E o meu amigo Melodia
Era o Comandante-em-Chefe
Da primeira bateria
Lá do morro de São Carlos
Ele falava, eu entendia

Você precisa escutar a rebeldia
Pantera Negra, FM Rebeldia

Transmitindo da Rocinha
Primeiro comunicado
O pão e circo e o poder da maioria
Um país em harmonia
Com seu povo alimentado
E era um sonho ao som

De um samba tão bonito
Que quase não acredito
Eu não queria acordar

Um abraço para vocês:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem
Posted by Hello

Nenhum comentário: